quinta-feira, 2 de outubro de 2008

Anésia Pinheiro Machado

Anésia Pinheiro Machado, foi a segunda Aviadora Brasileira, a mais ousada de todas Aviadoras o nosso maior orgulho. Foi a primeira a voar solo. A primeira a fazer acrobacia aérea, a primeira raid-woman brasileira, primeira aviadora que no Brasil conduziu passageiro em avião. Anésia Pinheiro nasceu eu em 05 de junho de 1902, em Itapetininga - São Paulo. Filha de Gustavo Gomes Pinheiro Machado e Aurélia de Vasconcelos P. Machado. Anésia faleceu em 10 de Maio de 1999. A urna contendo as suas cinzas estão guardadas no Museu do Cabangú, na cidade de Santos Dumont-MG.
Anésia começou seus estudos na aviação em dezembro de 1921, na cidade se São Paulo e a partir daí começou uma carreira maravilhosa na aviação. Em 17 de Março de 1922, já faria seu primeiro vôo solo numa aeronave CAUDRON G3Um Mês depois, Anésia recebe o Brevet internacional Nr. 77 da Federação Aeronáutica internacional (FAI) pelo Aeroclube do Brasil.Em setembro também de 1922 ela realiza o vôo interestadual entre São Paulo e Rio de Janeiro, em comemoração ao Centenário da lndependência, e foi cumprimentada pelo próprio Alberto Santos-Dumont através de carta. Sendo primeira raid-woman brasileiraEm Julho de 1924 , Anésia participa da Revolução de 1924 junto com os Capitães Joaquim, Juarez Távora, índio do Brasil, tendo com eles sido presa e, posteriormente, liberada por golpe de revoltosos.Em meados de 1939 , ela retoma as atividades aeronáuticas, voando a porto seguro para Recber Gago Coutinho.Em julho de 1940, recebe a licença nº. 271, do DAC, para Piloto privadoLicença de piloto comercial nº. 146, do DAC - 15 de agosto de 1940. (A primeira aviadora brasileira a prestar exames para a obtenção de licença de piloto de aeronave comercial).Licença de piloto instrutor nº. 76 do Aeroclube do Brasil - 26 de setembro de 1942.Licença de piloto instrutor nº. 60, do DAC - 20 de outubro de 1942.Licença de vôo nº. 361.625 e, sucessivamente, as de piloto comercial, de instrutor de vôo, de piloto de vôo por instrumentos e a de instrutora de Link Trainer, nos Estados Unidos - julho de 1943.Instrutora de Link Trainer da PANAIR DO BRASIL - 1944 a 1948 a convite da direção da empresa de aviação comercial, no Departamento de Ensino de Vôo por Instrumentos.Instrutora de Link Trainer no C.P.O.R, da Aeronáutica - 1944 a 1947 no 2º GT - Base Aérea do Galeão. Cargo que exerceu, "com proficiência e dedicação", conforme consta dos seus assentamentos.Em fevereiro de 1951, Anésia realoza o vôo transcontinental em aeronaves monomotora, com a aeronave Kian-Navion Super 260, de NY(foto abaixo) para o Rio de Janeiro Efetua o cruzamento da Cordilheira dos Andes pelo Paro do Aconcágua, de Santiago do Chile e a Mendoza na Argentina, utilizando a rota comercial.Em 1952 Anésia participa da grande Revoada da amizade que foi à Argentina Em 1954 é oficialmente reconhecida e proclamada pela Federação Aeronáutica internacional (FAI), na Conferência de Istambul, em setembro de 1954, Decana Mundial da Aviação Feminina, por ser a detentora do Brevet mais antigo do mundo ainda em atividade de vôoEm 1956, Realiza vôo internacional em comemoração ao cinqüentenário do primeiro vôo do mais pesado que o ar, difundindo em diversos países o nome de Alberto Santos-DumontCursos nos Estados UnidosCurso avançado de aviação, patrocinado pelo "Coordinator of Inter-American Affairs" (Coordenador de Assuntos Interamericanos) e direção do "Civil Aviation Administration (C.A.A.). Departamento de Aeronáutica Civil - hoje F.A.A. (Federal Aviation Agency) - abril de 1943.
Estudos no C.A.A. Standardization Center, em Houston, Texas (hoje Aeronautical Center, Oklahoma - OK), seguindo o mesmo treinamento dos inspetores do C.A.A. em vôo por instrumentos, comercial e instrutor de vôo. Obteve as mais altas classificações, não só na parte prática do vôo, como também nos exames escritos.Curso na PANAMERICAN WORLD AIRWAYS, a escola de vôo por instrumentos, sediada em La Guardia Field, New York.Nomeações no BrasilRepresentante no Brasil, desde 1931, da Women's International Association of Aeronautics, organização fundada em 1929, na Califórnia.Sócia fundadora da "Inter-American Escadrille", quando em visita oficial ao Paraguai em 1942. Correspondente da "SKY-WAYS", revista especializada de aviação.Funções exercidas fora da aviaçãoFuncionária do Ministério da Viação e Obras Públicas de 1931 a 1933.Serviu na Câmara dos Deputados de 1933 a 1935, como datilógrafa e auxiliar de taquigrafa.Em 1935, fez concurso e foi nomeada taquigrafa da Câmara dos Vereadores do Distrito Federal.Exerceu a função Redator-Revisor da Câmara dos Vereadores do Distrito Federal, cargo em que se aposentou.Jornalista registrada, trabalhou em vários jornais e na Agência Nacional (Departamento de Imprensa e Propaganda).Serviu junto ao Governo do Estado de São Paulo, Seção da Agência Nacional (Interventoria Adhemar de Barros).Serviu junto ao Gabinete do Ministro das Relações Exteriores João Neves da Fontoura, para o serviço de imprensa daquele Gabinete.Anésia recebeu inúmeras condecorações, convites e citações. Com certeza Anésia nos encaminhou dentro da aviação. As vezes fico imaginando se Anésia estivesse viva e vendo tudo o que ela, com toda sua ousadia em enfrentar um mundo até a hoje, as vezes machista, fez para nós Aviadoras, ela nos abriu caminhos ela mostrou a nós aviadoras e a todos os Aviadores que voar não tem sexo, mas sim muito amor e muita dedicação.Anésia Pinheiro Machado. Muito obrigada por fazer cada uma de nós , Aviadoras com muito orgulho.


Ana Mercante - Aviadoras


Texto baseado no site de Anésia Pinheiro,http://www.bsbnet.com/anesia/E no site da força Aérea Brasileirahttp://www.fab.mil.br/fab/personalidades/anesia/index.htm

5 comentários:

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

Leia o livro "Voo Proibido" de Lucy Lúpia Pinel Balthazar e verá que não é bem assim. Ela não merece esses méritos.

TRIGO disse...

A bem da verdade, Anésia machado, nasceu em Itaí e ainda tem parentes vivos que mora na cidade de Itaí.

A não ser que tenha existido DUAS Anésia Machado, ELA É FILHA DE ITAÍ.

Procurem pesquisar mais profundamente.

minerão disse...

Anésia Pinheiro Machado não nasceu em Itapetininga, e sim em Itaí.

Ignacio Cardone disse...

Prezado, vc poderia me indicar mais informações a respeito dos familiares vivos da Anésia? Estou interessado em contratar com eles com motivo de uma pesquisa. Obrigado