quarta-feira, 8 de outubro de 2008

Ada Rogatto

A Aviadora Patricia Ada Leda Rogatto, nasceu em São Paulo, capital, no dia 2 de dezembro de 1920, Fez 4 curso de aviação, e brevetou-se em 1936. Ada, assim como outras grandes mulheres viveu além de sua época, era uma mulher corajosa e orgulhosamente digo, uma brasileira.Foi em 1950, que Ada percorreu quatro países da América do Sul — Uruguai, Paraguai, Argentina e Chile, num Paulistinha de 65 HP, chamdo de “brasilierinho”, realizou também dois saltos de pára-quedas na Argentina, três no Uruguai, dois no Chile, e seis no Paraguai. Ao retornar ao Brasil, recebeu , do ministro da Aeronáutica, um avião ‘Cessna’ de 90 HP de presente pelo feito, e ela o batizou de ‘Brasil’, e recebeu também a condecoração da Comenda Nacional do Mérito Aeronáutico, sendo a primeira aviadora a receber essa distinção.Foi em 1951, seu feito maior, percorreu sózinha as três Américas, foram 51.064 km percorridos em 28 países. Foram 326 horas de vôo, em seu avião “Brasil”, um cessna com um motor continental de 90HP, com hélice metálica de passo fixo, sem rádio e sem instrumentos IFR. No raid da Boa vizinhança, como foi chamado uma das etapas do vôo, Ada sobrevoou a Cordilheira dos Andes. Depois do longo vôo da Américas Ada Rogatto pousou por volta das 14 hrs, do dia 27 de novembro de 1951, no Campo de Marte , onde era aguardada por autoridades civis e militares, aviadores, jornalistas enfim por todos de São Paulo. Houve uma recepção no cassino dos oficiais no Parque da Aeronáutica e depois um cortejo acompanhou Ada até sua residência na Av São João.É muito importante lembrar que Ada fez esse raid sózinha sem ajuda de qualquer outro piloto, e que esse Võo é até hoje o único a ter sido realizado com um monomotor de baixa potência sem equipamentos necessários a navegaçãoEm 1952, Ada pousou com o “Brasil” no aeroporto de La Paz, no Peru, o mais alto do mundo, até então nenhum outro piloto ousará pousar naquela altitude com um avião de baixa potência, e por isso recebeu a condecoração “Condor do Andes”. Ada também foi o primeiro piloto a sobrevoar a selva amazônica com um avião de pequeno porte , sem rádio e num vôo solitário.Ada foi condecorada com 35 medalhas de vários países. Sua aeronave ficou exposta por muito anos no Museu da Aeronáutica de São Paulo, hoje encontra-se no Museu Asas de um Sonho, onde será restaurada mantendo suas caractériscas, inclusive da fuselagem que é repleta de mensagens de amigos e personalidades dos países que Ada visitou, incluindo a dedicatória de Getulio Vargas , de quem era amiga.Ada Rogatto nunca se casou e nem teve filhos e faleceu em 1986. A direção dos correios emitiu um conjunto de três selos homenageando três aviadoras pioneiras da aviação brasileira, uma delas, Ada Rogato. As outras duas foram Thereza de Marzo e Anésia Pinheiro Machado.Ada Rogatto deve ser admirada, por todos nós aviadores. Lá no hangar de cima com certeza com outros grandes mitos da aviação esta lá olhando e protegendo nossos vôos.Ada, apenas uma mulher muito além de seu tempo!

Ana Mercante - Aviadoras

Um comentário:

Unknown disse...

Tive o prazer de 'aprender a pilotar' com 12 anos de idade no paulistinha com o qual Ada Rogatto atravessou os Andes. O famoso P-56, melhor dizendo "Brasileirinho" tinha matrícula e esta era PP-DBL.